Institucional

A expansão econômica de Curitiba e Região Metropolitana, ampliou a demanda por profissionais com sólida formação teórica e prática, capazes de utilizar modernas ferramentas de gestão empresarial. Buscando atender a esta crescente demanda, a FAMA (Faculdade de Tecnologia Machado de Assis) oferece cursos de graduação e pós-graduação nas modalidades presencial e a distância. Por ser polo da faculdade ALFAMÉRICA, todos os cursos a distância são certificados pela ALFAMÉRICA, uma instituição conceituada com nota 4 no MEC.

Seguindo uma política de qualidade e inovação constante, estamos sempre ofertando novos cursos direcionados ao mercado profissional. Proporcionamos uma capacitação de qualidade que valoriza a prática das atividades que o futuro profissional irá desempenhar. Para isto, os nossos professores são profissionais atuantes e valorizados no mercado com grande experiência didática.

A Faculdade de Tecnologia Machado de Assis tem como proposta pedagógica atender às demandas do mercado de trabalho e as características ditadas validadas pelos requisitos regionais. O nosso objetivo é resgatar o processo de ensino e aprendizagem, valorizando o contato e o diálogo com a comunidade. Acreditamos que o saber aqui produzido pode provocar melhorias concretas e novas formas de ler e fazer o mundo.

Neste contexto, não há espaço para passos tímidos e para a ideia de acomodação, por isso, a FAMA pretende ser uma instituição em constante desenvolvimento e renovação, reafirmando o seu valor e a sua vontade de servir bem e melhor.

Assim, investimos no desenvolvimento de uma capacidade empreendedora, isto é, na tarefa perene de inovar e de submeter-se a riscos inteligentes, agindo com rapidez e eficiência para se adaptar às contínuas mudanças do ambiente econômico, social, político e cultural.

Como instituição educacional, tem por finalidade o desenvolvimento de um processo educacional voltado à formação humana e científico-acadêmica de profissionais nas mais diversas áreas do saber, com a formação das competências, habilidades e atitudes necessárias ao atendimento às demandas crescentes do cenário humano e social.

A partir da evolução do pensamento educacional, não há como pensar na educação sem situá-la no interior da cultura e da sociedade, o que significa compreender as relações e as sínteses possíveis entre o indivíduo e a sociedade.

As exigências destinadas à prática educativa da instituição, nos leva a formar profissionais competentes e críticos para que o sujeito da aprendizagem perceba o seu papel social, tendo como norte a perspectiva da formação humana integral.

Todos os cursos da FAMA têm como base os fundamentos das ciências humanas, de modo a desviar da visão reducionista, fragmentada e superficial de um ensino superior tecnicista.

Ensino

A Faculdade FAMA ministra o ensino de 27 cursos de graduação nas modalidades presencial e a distância, altamente requisitados pelo mercado. Além disto, oferecemos cursos de segunda graduação em pedagogia e licenciatura em letras e complementação pedagógica em letras. Por ser polo da faculdade ALFAMÉRICA, todos os cursos a distância são certificados pela ALFAMÉRICA, uma instituição conceituada com nota 4 no MEC.

Breve Histórico da IES

A Faculdade de Tecnologia Machado de Assis - FAMA é uma instituição de ensino superior, de natureza particular, com fins lucrativos, mantida pela Faculdade Facese Ltda – ME, CNPJ 28.215.784/0001-94 com sede instalada à Rua Joaquim Nabuco, 968, Tingui, Região Norte de Curitiba, Estado do Paraná.

A atuação na educação superior teve início no ano de 2005, quando a Faculdade FAMA foi devidamente credenciada pela Portaria nº. 3.177 de 14 de setembro de 2005, publicada no D.O.U em 15 de setembro de 2005, tendo seu limite territorial de atuação circunscrito ao município de Curitiba, no Estado do Paraná.

No mesmo ano, de 2005, houve autorização para oferta de cinco cursos: Superior de Tecnologia em Comércio Exterior (Portaria nº 3.720, de 23 de outubro de 2005), Superior de Tecnologia em Recursos Humanos (Portaria nº 3.177, de 15 de abril de 2005), Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira (Portaria nº 3.721, de 21 de outubro de 2005), Curso Superior de Tecnologia em Logística (Portaria nº 3.719, de 17 de outubro de 2005) e Curso Superior de Tecnologia em Marketing (Portaria nº 3.178, de 14 de setembro de 2005).

Em 2010, a Faculdade FAMA recebeu autorização para oferta do Curso de Bacharelado em Administração (Portaria nº 2.017, de 29 de novembro de 2010).

O ano de 2011 foi marcado pelos reconhecimentos dos Cursos Superiores de Tecnologia em Recursos Humanos (Portaria nº 494, de 20 de dezembro de 2011), Marketing (Portaria nº 432, de 21 de outubro de 2011) e Logística (Portaria nº 489, de 20 de dezembro de 2011).

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira teve seu reconhecimento publicado em 2012, através da Portaria nº 23, de 12 de março de 2012.

Os cursos de Licenciatura em Pedagogia e Letras foram autorizados em 2013 respectivamente pelas Portarias nº 174 e 179, de 19 de março de 2013 e de 08 de maio de 2013, mesmo ano de renovação de reconhecimento do Curso Superior de Tecnologia em Logística (Portaria nº 704, de 18 de dezembro de 2013).

No ano de 2014 foi concedida autorização para que a Faculdade FAMA ofertasse o curso Superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar (Portaria nº 669, de 11 de setembro de 2014).

Em outubro de 2015, foi publicada as portarias de reconhecimento dos Cursos de Bacharelado em Administração (Portaria nº 698, de 01 de outubro de 2015) e Superior de Tecnologia em Comércio Exterior (Portaria nº 305 de 16 de abril de 2015).

O curso de Licenciatura em Pedagogia foi reconhecido em 2016, através da Portaria nº 247, de 30 de junho de 2016, foi o mesmo ano em que o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira teve sua renovação de reconhecimento (Portaria nº 577, de 30 de setembro de 2016).

No ano de 2017, a Faculdade de Tecnologia Machado de Assis incorporou-se ao GRUPO ALFAMART, alterando sua administração, visando “ser reconhecida como uma IES de referência, contribuindo para o desenvolvimento humano e da comunidade através da qualidade no ensino, mantendo uma atuação de vanguarda no ensino e na transformação humana com a possibilidade de participar efetivamente na construção, estruturação e transformação da realidade local, regional e nacional”, além de ampliar a gama de cursos oferecidos, tendo aprovação de mais três cursos de graduação somente no ano de 2017.

Com a incorporação da FAMA ao Grupo ALFAMART, foi solicitado, junto ao Ministério da Educação, em março de 2017, a partir de análise e pesquisa realizada pelo Conselho Superior, o credenciamento para oferta de cursos na modalidade à distância, bem como, autorização para o curso de Bacharelado em Ciências Contábeis. O curso de Ciências Contábeis foi autorizado no mesmo ano sem visita de avaliação in loco (Portaria nº 994, de 20 de setembro de 2017).

Ensejando contribuir com a formação de professores e considerando que esta faz parte das prioridades do Plano Nacional de Educação, a direção da Faculdade FAMA solicitou celeridade nos processos de autorização dos cursos de Licenciatura em Física e Matemática solicitados na antiga gestão e que aguardavam tão somente a publicação das portarias desde 2015.

Nesse sentido, a solicitação junto à SERES – Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior  foi acatada, sendo a IES autorizada a ofertar, a partir de 2017, os cursos de Licenciatura em Física(Portaria nº 674, de 04 de julho de 2017), Licenciatura em Matemática (Portaria nº 674, de 04 de julho de 2017).

Ainda no ano de 2017, a FAMA recebeu reconhecimento dos cursos de Licenciatura em Letras – Português/Inglês (Portaria nº 383, de 27 de abril de 2017) e Curso Superior de Tecnologia em Marketing.

Em julho de 2017, foi criada a Faculdade Facese Ltda, empresa do Grupo ALFAMART, que passou a ser a nova mantenedora da Faculdade de Tecnologia Machado de Assis. Embora o pedido de alteração de mantença tenha sido protocolado no e-MEC no mesmo período, somente através da Portaria nº 486, de 12 de julho de 2018, foi que a nova mantenedora assumiu  responsabilidade integral de assegurar o financiamento da mantida, garantindo a manutenção da qualidade dos cursos ofertados e sua continuidade, sem prejuízo para os alunos.

Pela Portaria nº 370, de 23 de abril de 2018, a Faculdade de Tecnologia Machado de Assis recebeu o Credenciamento Provisório para oferta de cursos de superiores na modalidade à distância, tendo sido autorizado o curso de Licenciatura em Pedagogia.

Entre os anos de 2017 a 2018, a faculdade buscou investir nos cursos de pós-graduação lato sensu nas áreas da educação e gestão, concentrando esforços maiores na construção do saber científico e do aprimoramento das ações desenvolvidas em benefício da comunidade. A passos largos, mas bem planejados, novos investimentos foram se incorporando, momento em que as fronteiras da Instituição começaram a se expandir.

Desde a incorporação ao Grupo ALFAMART, a Faculdade FAMA passou a figurar na parte mais elevada do ranking de qualidade em educação no contexto nacional, assumindo o compromisso de retomar a visão institucional da FAMA e transformá-la em uma instituição com maior qualidade acadêmica, financeiramente sustentável e pedagogicamente inovadora, de maneira a reconstruir sua imagem perante a comunidade e tornar-se, ainda mais atraente para os moradores da região.

Todo esforço e compromisso com o ensino de qualidade e na formação e capacitação de profissionais competentes e aptos ao mercado de trabalho, tem se mostrado eficaz também nos novos conceitos atribuídos à Faculdade, vejamos:

Em fevereiro de 2017, a nova administração da Faculdade FAMA recebeu a comissão designada para o ato de renovação de reconhecimento do Curso de Licenciatura em Letras (Português/Inglês), sendo atribuídos os conceitos: Dimensão 1: Organização Didático-Pedagógica: 4,6; Dimensão 2 – Corpo Docente e Tutorial: 4.3; Dimensão 3 – Infraestrutura: 3.6; Conceito Final: 4 (quatro).

No mesmo ano, no mês de março, a Faculdade FAMA recebeu a comissão designada para o ato de renovação de reconhecimento do Curso Superior de Tecnologia em Marketing, que atribuiu os seguintes conceitos ao curso: Dimensão 1: Organização Didático-Pedagógica - Conceito 3.3 (três ponto três); Dimensão 2: Corpo Docente e Tutorial - Conceito 4.0 (quatro); Dimensão 3: Infraestrutura - Conceito 3.6 (três ponto seis); Conceito Final: 4 (quatro).

Anda em 2017, mais precisamente em agosto, recebemos a comissão do ato de autorização do Curso de Licenciatura em Pedagogia, na modalidade a distância. A comissão atribuiu em cada dimensão os seguintes conceitos: Dimensão 1: Organização Didático-Pedagógica - Conceito 3.9 (três ponto nove); Dimensão 2: Corpo Docente e Tutorial - Conceito 4.1 (quatro ponto um); Dimensão 3: Infraestrutura - Conceito 3.4 (três ponto quatro); Conceito Final: 4 (quatro).

Pautados nas perspectivas de melhorias, cabe aqui ressaltar que a FAMA também adquiriu conceitos satisfatórios nos resultados do último ENADE, obtendo conceito 4 (quatro), para o curso de Licenciatura em Pedagogia e conceito 3 (três) para o curso de Licenciatura em Letras – Português/Inglês.

Resumindo, o valor da FACULDADE FAMA está na seriedade com que elabora e executa seus planos pedagógicos, alicerçados em ações pautadas em projetos de interesse coletivo, que buscam promover a inclusão social e cultural. Desde o princípio, a FACULDADE FAMA teve consciência nítida de que o seu futuro depende da originalidade de seus objetivos e projetos, fatores que reafirmam o seu potencial.

Nesta perspectiva, a FACULDADE FAMA objetiva proporcionar condições concretas de ser reconhecida como uma Instituição de referência pela qualidade da oferta do ensino presencial e a distância.

 

Missão e Objetivo

Missão:

A Faculdade de Tecnologia Machado de Assis- FAMA tem por missão "desenvolver competências e habilidades, em um contexto de valores e princípios com seriedade, formando cidadãos e profissionais para o mundo".

O projeto institucional da FAMA está orientado à formação humana discente, docente e técnico-administrativa, para o desempenho de suas funções profissionais com criatividade e competência, para responder às solicitações e às necessidades sociais relativas ao mercado de trabalho, em suas tendências de transformações constantes e aceleradas.

A gestão acadêmica da FAMA tem o compromisso de procurar satisfazer as expectativas de seus alunos, com a proposição de cursos atualizados e consoantes ao movimento de transformação social. Considera o desenvolvimento técnico–científico, artístico e tecnológico como aliados poderosos à melhoria da qualidade de vida dos participantes do processo educacional, nos diversos níveis e modalidades de ensino, ofertados pela nossa instituição.

Objetivo: A Faculdade FAMA tem por objetivo ofertar cursos de graduação superior que possibilitem a formação humano científico e acadêmica, proporcionando o desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes necessárias ao atendimento de crescentes demandas do cenário humano e social.

Visão Institucional

Ser reconhecida como uma IES de referência, contribuindo para o desenvolvimento humano e da comunidade através da qualidade no ensino, mantendo uma atuação de vanguarda no ensino e na transformação humana com a possibilidade de participar efetivamente na construção, estruturação e transformação da realidade local, regional e nacional.

Administração

Diretoria:
Diretor Geral: Prof. Leonardo Cristiano da Silva
Diretor Administrativo: Prof. Ubirajara Acácio Pereira

Coordenação:
Coordenador da Escola de Educação: Prof. Waldemar Antônio Domingos
Coordenação da Escola de Gestão: Prof. Ubirajara Acácio Pereira

Atendimento Acadêmico e Pedagógico

Horário de Atendimento Pedagógico:
Educação: 18:00 às 21:00 (seg. à qui)
Gestão: 18:00 às 20:00 (seg. à qui)

Secretaria:
Seg – Qui: 08:00 às 21:00
Sex: 08:00 às 20:00
Sáb: 08:00 às 12:00.

CPA

Comissão Permanente de Avaliação

A Autoavaliação Institucional (AI) é uma atividade que constitui um processo de caráter diagnóstico, formativo e de compromisso coletivo. Entre os seus objetivos podemos destacar a identificação do perfil institucional e o significado da sua atuação por meio de suas atividades, cursos, programas, projetos e setores. Esta autoavaliação observa os princípios do Sistema Nacional de Avaliação de Educação Superior e a singularidade da universidade.

Na FAMA, a avaliação institucional tem os seguintes objetivos:

  • Avaliar a eficácia e efetividade acadêmica e social das ações educacionais desenvolvidas pela FAMA para definir o seu perfil institucional;
  • Manter-se em sintonia com a política nacional de avaliação da educação superior;
  • Subsidiar o planejamento da gestão acadêmica e administrativa e, ao mesmo tempo, prestar contas à sociedade sobre a qualidade dos serviços educacionais.

Legislação que ampara a CPA:

  • Regimento Interno da CPA/FAMA;
  • Portaria Normativa Nº 40, de 12 de dezembro de 2007 (republicada em 2010) que implanta o Instrumento de Avaliação Institucional Externa para fins de credenciamento e recredenciamento de universidades;
  • Lei Nº 10.861, de 14 de Abril de 2004 – SINAES que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior;
  • Portaria MEC Nº 821, de 24 de Agosto de 2009 – Prazo postagem relatório CPA;
  • Nota Técnica Nº 065/2014 INEP/DAES/CONAES.

Composição da CPA para o Exercício 2018

Coordenador:
Professor Fernando Bonilauri Zageski.

Representante do corpo docente da Escola de Gestão:
Professor Doutor André de Faria Thomaz.

Representante do corpo docente da Escola de Educação:
Professor Mestre Leandro Aparecido do Prado

Representante corpo Técnico Administrativo:
Aline Lima Luciani

Representante corpo discente da Escola de Educação:
Ivelise do Rocio Assumpção Paesano.

Representante corpo discente da Escola de Gestão:
Alysson Machozeki.

Representante da Comunidade:
Ana Carla Luy Alonso.

Biblioteca

Abaixo você encontra as informações necessárias para utilizar da melhor forma todos os serviços oferecidos pela Biblioteca da FAMA.

Horário de Atendimento

De segunda a sexta-feira: das 16h às 21h.

Sábados letivos: das 10h às 14h (somente quando há aula para a 2a. Graduação).

Em período de férias, das 12h00 às 18h00 (meses de janeiro, julho e dezembro).

Consulta ao Acervo

Clique aqui para acessar nosso acervo.

Tutorial para efetuar pesquisa de materiais.

Tutorial para renovações e pesquisas pelo site.

Serviços

Clique aqui para acessar o Regulamento da Biblioteca

Clique aqui para acessar as Normas para Apresentação de Trabalhos

Empréstimo interbibliotecário: Os usuários poderão efetuar empréstimos interbibliotecários, de material que não exista no acervo da biblioteca, em instituições que disponibilizem este serviço; Para tanto, devem solicitar o formulário de autorização no setor balcão de empréstimos, informando o (s) título (s) a ser (em) emprestado (s) e a biblioteca fornecedora; É de responsabilidade do usuário, retirar e devolver as publicações emprestadas e apresentar à biblioteca o recibo de devolução.

Obs.: O usuário deve obedecer às regras da biblioteca fornecedora.

Periódicos On Line

Portal de Periódicos - CAPES/MEC

SciELO - Scientific Electronic Library Online (Periódicos Científicos Brasileiros)

ScienceDirect

Base de Dados Interessantes

ABNT

Acervo Digital da Biblioteca Nacional

BDTD - Biblioteca de Dissertações e Teses do IBICT

Ministério da Educação e Cultura - MEC

Patentes Online

Portal Domínio Público

Portal Domínio Público: Teses e Dissertações

Programa de Legislação Educacional Integrada - PROLEI

SciELO Books

SICON - Senado Federal

Fale Conosco

E-mail: bibliotecasc@sema.edu.br

Tel.: (41) 3020-5700 Ramal 2

Bolsas e Financiamentos


A Faculdade FAMA mantém convênios que possibilitam aos estudantes da região acesso ao Ensino Superior com mensalidades subsidiadas. Esses convênios ressaltam a preocupação da entidade de ensino em contribuir para o desenvolvimento econômico e social da região. Para tanto, abaixo relacionam-se os convênios:
  • FIES – Financiamento Estudantil;
  • PRONI – Programa Universidade para Todos;
  • Quero Bolsa – Bolsas de Estudos;
  • Educa Mais Brasil – Bolsas de Estudos.

FIES PROUNI

FAMA Social

Solicite Informações

Crédito Educativo

entre em contato com nosso setor financeiro: financeiro@sema.edu.br

Infraestrutura

A Faculdade FAMA funciona em um prédio localizado na Rua Joaquim Nabuco, 968, na cidade de Curitiba, Estado do Paraná.

INFRAESTRUTURA FÍSICA

INSTALAÇÃO

QUANTIDADE

ÁREA (M2)

Salas de Aula

15

636,00

Salas da Diretoria

01

8,17

Sala da Secretaria/Tesouraria

01

58,30

Sala do Comercial

01

21,30

Sala da CPA

01

5,00

Sala do NAP/Ouvidoria

01

7,00

Almoxarifado

01

13,0

Sala de Professores

01

38,00

Sala das Coordenadorias de Curso

02

17,16

Auditório

02*

100,00

Salas Docente Tempo Integral

02

14,00

Cantina / Cozinha / Lanchonete

01

82,00

Biblioteca

01

98,26

Sanitário Feminino

04

27,00

Sanitário Masculino

04

27,00

Sanitário Unissex

01

7,58

Espaço Específico para Aulas Práticas (laboratórios)

01

90,00

Brinquedoteca

01

40,00

Sanitário para Funcionários

01

7,58

Laboratório de Informática

01

45,00

Núcleo EAD

01

8,52

CPD

01

8,52


*Um dos auditórios possui contrato de convênio

As instalações prediais apresentam-se em bom estado de conservação. Além disso, o espaço físico é adequado ao número de usuários projetados e para cada tipo de atividade. Todas as instalações são adequadas para o pleno desenvolvimento das atividades institucionais.

A manutenção e a conservação das instalações físicas, dependendo de sua amplitude, são executadas por funcionários da Faculdade FAMA ou através de contratos com empresas especializadas.

a) Salas de Aula

Todas as salas de aulas contam com carteiras para obesos e canhotos, projetores multimídia ou televisores, e conforme as necessidades previstas pelo professor ou coordenador as salas podem ser equipadas com recursos audiovisuais e de informática mediante prévio agendamento ou através de reserva de laboratórios.

As salas possuem iluminação natural e artificial, através de luminárias. A ventilação existente é natural através das janelas, além da ventilação forçada, com ventiladores para permitir uma melhor circulação do ar. Todas têm mobiliário adequado e são mantidas limpas. As salas são bem dimensionadas, dotadas de isolamento acústico mobiliário e aparelhagem específica, atendendo a todas as condições de salubridade.

É importante destacar que as instalações existentes são projetadas para facilitar a mobilidade de portadores de necessidades especiais, em particular deficientes físicos, tanto alunos como docentes, todas equipadas com assento preferencial para obesos e pessoas com deficiência.

b) Instalações Administrativas

As instalações administrativas são bem dimensionadas, dotadas de isolamento acústico, iluminação, ventilação, mobiliário e aparelhagem específica, atendendo a todas as condições de salubridade, visando garantir o pleno desenvolvimento das atividades administrativas. A Faculdade FAMA possui instalações compatíveis com sua estrutura organizacional e necessidade administrativa.

c) Sala dos Professores

A sala coletiva de professores da Faculdade FAMA são bem dimensionadas, dotadas de isolamento acústico, iluminação, ventilação, mobiliário e aparelhagem específica, atendendo a todas as condições de salubridade.

Possui recursos de tecnologias da informação com computador conectado à internet via cabo de rede, sofás para descanso dos professores, armários para guarda de equipamentos e materiais com quantitativos suficientes, além de contar com rede Wi-Fi para acesso através de smartphone pessoal e notebooks.

d) Salas das Coordenadorias de Curso

As salas das Coordenadorias de Curso são bem dimensionadas, dotadas de isolamento acústico, iluminação, ventilação, mobiliário e aparelhagem específica, atendendo a todas as condições de salubridade.

As instalações para os coordenadores possui computador conectado à rede de internet e local via cabo de rede, permite o atendimento aos alunos dos cursos e foram projetadas para atender à todas à necessidades dos cursos oferecidos pela Faculdade FAMA, permitindo o atendimento individual ou em grupos com privacidade.

e) Auditório

A Faculdade FAMA dispõe de auditório dotado de isolamento acústico, iluminação, ventilação, mobiliário e aparelhagem específica, atendendo a todas as condições de salubridade.

O auditório conta com recursos multimídia e ótimas condições para realização de eventos dos cursos, palestras e reuniões, com conforto adequado ao público.

Os auditórios oferecem espaços adequados com condição de utilização com segurança e autonomia, sinalizados para o uso de cadeirantes.

f) Área de Alimentação e Serviços

Nas instalações físicas da Faculdade FAMA há uma área de alimentação e serviços ampla, dotadas de mesas e cadeiras adequadas para as refeições, preparadas por permissionários da cantina nas próprias instalações da IES. Esses espaços podem ser utilizados para a realização de eventos que permitem maior descontração como atividades culturais, exposições e apresentação de produção discente.

g) Instalações Sanitárias

As instalações sanitárias são de fácil acesso, amplas, higienizadas, limpas e compatíveis com o número dos usuários projetado. Estão adaptadas aos portadores de necessidades especiais.

h) Biblioteca

A biblioteca da Faculdade FAMA está instalada em área que permite disponibilizar consulta direta ao acervo, espaço para estudos individuais, guarda volumes e trabalho em grupo e área de catalogação do acervo.

i) Laboratórios de Informática

Há 01 (um) laboratório de informática, com 45 m² e 22 microcomputadores. Todos os equipamentos estão interligados em rede e possuem acesso à Internet.

O laboratório de informática da Faculdade FAMA poderá ser utilizado por discentes ou comunidade externa de segunda a sexta-feira no horário das 09h00m às 21h00min.

j) Laboratórios Específicos

A Faculdade FAMA conta com um laboratório multifuncional com equipamentos e instalações destinados à realização das aulas práticas de disciplinas específicas, visando consolidar os conhecimentos teóricos e práticos, de acordo com o perfil definido nos projetos Pedagógicos dos Cursos.

Os laboratórios têm caráter multidisciplinar, multifuncional e estão equipados de acordo com as necessidades especificadas nos PPC’s.

A Faculdade FAMA implantará os demais laboratórios de acordo com a autorização dos cursos solicitados, previstos no Plano de Desenvolvimento Institucional.

k) Espaço para Atendimento aos Alunos

A Instituição conta com uma Central de Atendimento aos Alunos com amplos espaços em que o público externo e interno pode interagir com a discrição necessária ao bom atendimento e com os recursos para a solução das questões apresentadas pelos alunos e visitantes.

O mobiliário da recepção e do atendimento é adaptado à altura e à condição física de pessoas em cadeira de rodas, conforme estabelecido nas normas técnicas de acessibilidade da ABNT.

l) Infraestrutura para CPA

A CPA possui espaço adequado contando com sala própria com telefone e equipamentos de informática conectados à internet via cabo de rede, destinado aos trabalhos do coordenador da Comissão.

As reuniões são realizadas em sala de aula fora do expediente escolar ou na sala de professores.

m) Gabinetes/estações de trabalho para professor de tempo integral

A FAMA dispõe de gabinetes para professores em regime em tempo integral, com mobília adequada, iluminação, ventilação, computadores ou notebooks conectados à internet e telefone, visando o conforto e um bom desempenho dos docentes, que cumprem sua jornada em tempo integral.

n) Recursos de tecnologia da informação e comunicação

Os recursos de TIC estão disponíveis aos alunos, professores e funcionários, com equipamentos novos e modernos, acesso à Internet e rede wireless, contando com suporte de pessoal especializado.

o) Núcleo de Apoio Psicopedagógico – NAP / OUVIDORIA

O NAP/OUVIDORIA possui computador conectado à internet e foi projetada objetivando o atendimento individual ou de pequenos grupos de alunos. As instalações são bem dimensionadas, dotadas de isolamento acústico, iluminação, ventilação, mobiliário e aparelhagem específica, atendendo a todas as condições de salubridade.


Editais e Resoluções

EDITAL VESTIBULAR

Vestibular Agendado 2018

EDITAL PÓS-GRADUAÇÃO Nº 03/2017

Pós-graduação

Representações

Galeria

Revistas Acadêmicas

Regimentos

Clique nos botões para baixar os documentos.

PORTARIA EAD

A Faculdade de Tecnologia Machado de Assis – FAMA Curitiba recebeu o credenciamento para a oferta de cursos na modalidade a distância e, através da Portaria SERES/MEC nº 370, de 20 de abril de 2018, consolidando seu compromisso com uma educação responsável e de qualidade.

Com toda essa credibilidade diante do MEC, a comodidade e as facilidades de fazer uma faculdade no seu tempo e de onde você estiver.

A Educação a Distância é um modo de estudar aceito pelo Ministério da Educação - MEC que não exige do aluno a presença todos os dias na escola; assim, professor e aluno estão, cada qual, em locais diferentes e podem interagir, conforme a necessidade e a atividade proposta, por meio do uso de tecnologias.


CONTRATOS

Clique nos botões para baixar os documentos.