LETRAS EM EAD

ENCONTROS PRESENCIAIS OBRIGATÓRIOS DOIS ENCONTROS PRESENCIAIS SEMESTRAIS, PARA A REALIZAÇÃO DAS PROVAS PRESENCIAIS (REALIZADOS AOS SÁBADOS). CURSOS MINISTRADOS PELA UNINASSAU!

Informações

O OBJETIVO DO CURSO DE LETRAS É FORMAR PROFISSIONAIS INTERCULTURALMENTE COMPETENTES, CAPAZES DE LIDAR, DE FORMA CRÍTICA, COM AS LINGUAGENS NOS CONTEXTOS ORAL E ESCRITO, E CONSCIENTES DE SUA INSERÇÃO NA SOCIEDADE E DAS RELAÇÕES COM O OUTRO.

O PROFISSIONAL DE LICENCIATURA EM LETRAS DEVE TER DOMÍ­NIO DO USO DA LÍNGUA OU DAS LÍNGUAS QUE SEJAM OBJETO DE SEUS ESTUDOS, EM TERMOS DE SUA ESTRUTURA, FUNCIONAMENTO E MANIFESTAÇÕES CULTURAIS, ALÉM DE TER CONSCIÊNCIA DAS VARIEDADES LINGUÍ­STICAS E CULTURAIS. DEVE SER CAPAZ DE REFLETIR TEORICAMENTE SOBRE A LINGUAGEM, DE FAZER USO DE NOVAS TECNOLOGIAS E DE COMPREENDER SUA FORMAÇÃO PROFISSIONAL COMO PROCESSO CONTÍNUO, AUTÔNOMO E PERMANENTE. A PESQUISA E A EXTENSÃO, ALÉM DO ENSINO, DEVEM ARTICULAR-SE NESTE PROCESSO. O PROFISSIONAL DEVE, AINDA, TER CAPACIDADE DE REFLEXÃO CRÍ­TICA SOBRE TEMAS E QUESTÕES RELATIVAS AOS CONHECIMENTOS LINGUÍ­STICOS E LITERÁRIOS.

MÓDULO DISCIPLINAS CH
1 ASPECTOS SOCIOANTROPOLÓGICOS 60
1 COMUNICAÇÃO E EXPRESSãO 60
1 DESENVOLVIMENTO PESSOAL E EMPREGABILIDADE 60
1 ESTÉTICA E HISTÓRIA DA ARTE 60
1 FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO 60
1 POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃO 60
2 LÍNGUA PORTUGUESA E GRAMÁTICA HISTÓRICA 60
2 DIDÁTICA 56
2 EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS 60
2 LIBRAS 60
2 ORGANIZAÇÃO E LEGISLAÇÃO DA EDUCAÇÃO 60
3 FUNDAMENTOS DA TEORIA LITERÁRIA 60
3 LINGUÍSTICA BÁSICA 60
3 METODOLOGIA DA PESQUISA 60
3 OFICINA DE TEXTOS EM PORTUGUÊS 60
3 TÓPICOS INTEGRADORES I (LETRAS - PORTUGUÊS) 60
4 LINGUÍSTICA AVANÇADA 60
4 TEORIAS E METODOLOGIAS DO ENSINO DA ARTE E LITERATURA 60
4 ÉTICA E CIDADANIA 60
4 FONÉTICA E FONOLOGIA DO PORTUGUÊS 60
4 MORFOLOGIA DO PORTUGUÊS 60
5 SINTAXE DO PORTUGUÊS 60
5 TÓPICOS AVANÇADOS DA TEORIA LITERÁRIA 60
5 TÓPICOS INTEGRADORES II (LETRAS - PORTUGUÊS) 60
5 ANÁLISE DO DISCURSO 60
5 EMPREENDEDORISMO 60
5 LITERATURA POPULAR 60
6 LINGUÍSTICA APLICADA AO ENSINO DO PORTUGUÊS 60
6 LITERATURA COMPARADA 60
6 METODOLOGIA DO ENSINO DA LINGUAGEM 60
6 RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL 60
6 SEMÂNTICA 60
6 TEXTOS FUNDAMENTAIS DE POESIA EM LÍNGUA PORTUGUESA 60
7 LITERATURAS AFRICANAS EM LÍNGUA PORTUGUESA 60
7 ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO ENSINO DE PORTUGUÊS I 200
7 SEMÂNTICA DO PORTUGUÊS 60
7 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I (LETRAS - PORTUGUÊS) 40
8 TÓPICOS INTEGRADORES III (LETRAS - PORTUGUÊS) 60
8 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II (LETRAS - PORTUGUÊS) 40
8 ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO ENSINO DE PORTUGUÊS II 200
8 LITERATURA INFANTO-JUVENIL 80
8 TERMINOLOGIA 60
Dicipllinas Optativas INTRODUÇÃO AO EAD 20

OFERTADO NA MODALIDADE DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COM VISTAS À OBTENÇÃO DE CERTIFICADO DE PÓS-GRADUAÇÃO POR CONVALIDAÇÃO DE COMPETÊNCIA DE ACORDO COM:

  • LDB – LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996: ART. 47, §2°.
  • RESOLUÇÃO N° 1, DE 08 DE JUNHO DE 2007 ALTERADA PELA RESOLUÇÃO N° 5, DE 25 DE SETEMBRO DE 2008: ART. 1º
  • RESOLUÇÃO Nº 02, DE 1º DE JULHO DE 2015: ART. 1º
  • PORTARIA NORMATIVA Nº 40, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2007 ALTERADA PELA PORTARIA NORMATIVA Nº 23, DE 01 DE DEZEMBRO DE 2010: ART. 45
  • NOTA TÉCNICA Nº 388/2013 REPUBLICADA EM 10 DE ABRIL DE 2015.

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PARA O LICENCIADO EM LETRAS, OS PRINCIPAIS CAMPOS DE TRABALHO ESTÃO NAS ESCOLAS DE ENSINOS FUNDAMENTAL E MÉDIO (DA REDE PÚBLICA E PRIVADA). MAS TAMBÉM HÁ ESPAÇO EM EDITORAS, PARA FAZER A PREPARAÇÃO DE ORIGINAIS E PARA REVISAR E TRADUZIR TEXTOS, E NAS ÁREAS DE INTERPRETAÇÃO. TRADUÇÃO, TRADUZIR TEXTOS EM PORTUGUÊS PARA OUTROS IDIOMAS OU VICE-VERSA; EDITAR TEXTOS DOS MAIS VARIADOS TIPOS: OBRAS LITERÁRIAS, ACADÊMICAS, ANÚNCIOS, REVISTAS, JORNAIS, ETC. ADAPTANDO, SE NECESSÁRIO, PARA OS DIFERENTES TIPOS DE MÍDIA E COMUNICAÇÃO; REVISAR TEXTOS, ACADÊMICOS OU NÃO, CORRIGINDO A ORTOGRAFIA E GRAMÁTICA COMO A ESTRUTURA DOS TEXTOS (DIVISÃO DOS CAPÍ­TULOS E PARÁGRAFOS, CITAÇÕΜES, ETC.) A FIM DE QUE O TEXTO DENTRO DO GÊNERO PRETENDIDO ESTEJA DENTRO DAS NORMAS EXIGIDAS; INTERPRETAÇÃO, INTERPRETAR E ESTABELECER A COMUNICAÇÃO ENTRE DUAS PESSOAS QUE NÃO FALAM O MESMO IDIOMA (TRADUZIR SIMULTANEAMENTE REUNIÕES, PALESTRAS E ATÉ TRANSMISSÕES AO VIVO DE EVENTOS INTERNACIONAIS); PRODUÇÃO TEXTUAL, ESCREVER OS MAIS DIVERSOS TIPOS DE TEXTOS, COMO OBRAS LITERÁRIAS (ROMANCES, NOVELAS, PROSAS E OUTROS), CRÔNICAS, COLUNAS PARA JORNAIS, REVISTAS, TEXTOS PUBLICITÁRIOS UTILIZADOS COMO PEÇAS DE MARKETING, CONTEÚDO PARA SITES E BLOGS. REALIZAR PALESTRAS E CURSOS SOBRE VÁRIOS TEMAS RELACIONADOS A LÍ­NGUA FALADA E ESCRITA.

A FIM DE FACILITAR O ACESSO DA POPULAÇÃO AO ENSINO SUPERIOR DE QUALIDADE, APRESENTAMOS OS CURSOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD). A MODALIDADE SE CONFIGURA COMO UMA FERRAMENTA PARA SOCIALIZAR O CONHECIMENTO E CAPACITAR PROFISSIONAIS PARA O MUNDO DO TRABALHO. A INSTITUIÇÃO OPTOU POR UMA METODOLOGIA DIFERENCIADA QUE APRESENTA RESULTADOS CONCRETOS NA FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES. DISPOMOS DE UMA EQUIPE ESPECIALIZADA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PARA TORNAR O APRENDIZADO AINDA MAIS ACESSÍ­VEL AOS ALUNOS. O CONTEÚDO DAS AULAS É DISPONIBILIZADO NO AMBIENTE VIRTUAL, INTEGRADO AO SISTEMA DE GESTÃO ACADÊMICA. O MÉTODO PERMITE HORÁRIOS FLEXÍ­VEIS E INSERE O ALUNO COMO CENTRO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, RESPEITANDO O TEMPO DE APRENDIZADO INDIVIDUAL, ALÉM DE PROPICIAR MAIS ENVOLVIMENTO COM A LEITURA E O AUTOESTUDO. ASSIM SENDO, A METODOLOGIA ADOTADA DESCONSTRÓI A IDEIA DA UTILIZAÇÃO DO PRESENCIAL CONECTADO, NO QUAL O ESTUDANTE PRECISA TER HORA E DATA PARA PARTICIPAR DAS VIDEOAULAS, POSSIBILITANDO MAIS TEMPO PARA O DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO DO DISCENTE. PARA ESTUDANTES QUE NÃO TÊM DISPONIBILIDADE PARA FREQUENTAR AS AULAS PRESENCIAIS, E TÊM FAMILIARIDADE COM A METODOLOGIA EAD: VIABILIZA O USO DE VÁRIAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM VIA WEB; PERMITE AO ALUNO UMA GESTÃO DE TEMPO FLEXÍ­VEL; VIABILIZA A PERMANÊNCIA DO ALUNO EM SEU AMBIENTE DE TRABALHO OU FAMILIAR, APROXIMANDO OS CONHECIMENTOS (ESTUDADOS E CONSTRUÍDOS) DA REALIDADE DE CADA ALUNO; POSSIBILITA O INCENTIVO À EDUCAÇÃO CONSTANTE; PERMITE MAIS DISPONIBILIDADE E RITMOS DE ESTUDO DIFERENCIADOS; ACESSIBILIDADE A ALUNOS COM DIFICULDADES DE LOCOMOÇÃO; POSSIBILITA A AUTONOMIA NA APRENDIZAGEM, POIS REQUER MAIS COMPROMETIMENTO DO ALUNO E PERMITE MAIOR DESENVOLVIMENTO; PROVOCA A INTERAÇÃO ENTRE ALUNOS COM A POSSIBILIDADE DE TROCA DE EXPERIÊNCIAS; DISPONIBILIZA O APOIO CONSTANTE AO APRENDIZADO POR MEIO DO AMBIENTE VIRTUAL; DESENVOLVE A FAMILIARIZAÇÃO DO ALUNO COM AS MAIS DIVERSAS TECNOLOGIAS. O DIPLOMA É O MESMO DOS CURSOS PRESENCIAIS E O ESTUDANTE ESTARÁ APTO PARA CONCORRER A UMA VAGA NA ÁREA DE FORMAÇÃO, PRESTAR CONCURSOS PÚBLICOS E CURSAR PÓS-GRADUAÇÃÕES E MESTRADO. HÁ UM MUNDO DE DESCOBERTAS E A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CRESCE E RENOVA-SE PARA LHE ATENDER E PREPARÁ-LO CADA VEZ MAIS PARA O MERCADO DE TRABALHO.