O ensino a distância é uma modalidade que ganha cada vez mais adeptos. Eles se tornaram uma excelente alternativa para quem deseja aprimorar os seus conhecimentos, se atualizar no mercado de trabalho ou melhorar o currículo. Além da flexibilidade de horários, os cursos online também costumam oferecer preços mais acessíveis. 

Com as facilidades proporcionadas pelos cursos online, cresce a procura e também a oferta. Hoje, é possível encontrar cursos em diversas áreas de ensino e com a mesma qualidade de um curso presencial. As opções vão desde cursos com carga horária pequena, como, por exemplo, os workshops, até cursos de graduação e especialização. 

Os avanços nessa modalidade de ensino não param, mas ainda existe uma desconfiança em relação ao aprendizado durante as aulas e no recebimento de certificados. No entanto, a escolha por um curso online deve receber a mesma dedicação que a opção por um curso presencial. Afinal, esse aperfeiçoamento pode ser decisivo para o futuro de um profissional. 

A escolha de um curso como uma graduação ou especialização pode ter impacto significativo para a carreira do estudante. Por isso, essa decisão deve considerar diversos aspectos e ser criteriosa. Assim, pesquisar a instituição de ensino e tentar ouvir outras pessoas que estudaram por ela são caminhos para garantir o sucesso da decisão.

Seja no ensino presencial ou a distância, o aluno deve optar pelo que mais combina com o seu propósito, perfil e estilo de vida. 

Ainda tem dúvidas sobre o ensino a distância e se ele pode ser uma opção para você? Confira abaixo as informações que preparamos.

Conheça as facilidades dos cursos online

O curso a distância possui algumas facilidades que podem ajudar os alunos a se destacarem no mercado de trabalho. Entre elas, a que mais se destaca são os horários flexíveis, onde o aluno pode estudar sem se deslocar da sua casa ou trabalho todos os dias para a sala de aula. Com isso, é possível estudar onde estiver utilizando apenas o computador.

Todo o material das aulas fica disponível no site na escola, em áreas restritas, espaço que o acesso fica exclusivo para o aluno. Dessa forma, o conteúdo fica disponível 24h por dia durante o período do curso. Assim, fica fácil escolher o horário e se organizar para as aulas. Como o acesso é ilimitado, o estudante poderá também revisar aulas passadas e consultar o material quando desejar. 

Para quem se preocupa com a ausência do professor, os cursos online contam com professores disponíveis para tirar dúvidas, orientar, acompanhar o desenvolvimento e avaliar provas e exercícios. 

Outra facilidade do curso online é o preço. Os EADs costumam ser geridos por valores mais baixos que os cursos presenciais pois requerem manutenção menor. Isso também facilita quem está desempregado e quem não dispõe de recursos financeiros para investir na sua formação. 

Um receio que grande parte dos estudantes possuem em relação ao ensino a distância é sobre a certificação e o reconhecimento dos cursos pelo MEC (Ministério da Educação). No site do MEC, o aluno pode encontrar essas informações. É importante pesquisar antes de dar início do curso. 

O que avaliar antes de começar o seu EAD? 

Na hora de escolher o curso é importante pesquisar bem para ter a certeza que está fazendo uma boa escolha. A sua carreira e o seu futuro profissional devem ser levados a sério e com responsabilidade. Por isso, é essencial verificar alguns pontos antes de dar início a sua formação. 

Abaixo, confira algumas dicas sobre o que conferir durante a pesquisa:

1 Credenciamento do MEC: é importante conferir se a instituição possui autorização para fornecer cursos online e se os cursos disponíveis são certificados pelo MEC. 

2. Autorização de funcionamento: verifique se a instituição possui autorização de funcionamento e se está apta para fornecer cursos. 

3. Polo presencial: veja se a escola possui um polo presencial, se existe um atendimento físico que você possa contar. 

4. Qualidade do ensino: a qualidade do ensino é fundamental. Realize uma pesquisa sobre os professores e a grade curricular. 

5. Reputação da instituição: converse com outras pessoas que estudaram na instituição, cheque as redes sociais e site para ver se possui reclamações. 

Agora, você já sabe tudo sobre o ensino a distância. Quer fazer um curso online? Acesse o nosso site e confira! 

Deixe uma resposta