O mercado de trabalho mudou consideravelmente nos últimos anos e as transformações não pararam por aí. Assim, os próximos anos prometem mudanças profundas na forma que vemos e atuamos nas profissões hoje. Com tecnologias se desenvolvendo e aprimorando a cada dia, os profissionais precisam se adequar e se adaptar ao novo momento.

Para quem ainda não ingressou no mercado ou está começando agora a sua vida profissional, o mercado possui inúmeras oportunidades. No próximo ano, começa uma nova década. Com isso, a expectativa é de vivenciar novos modelos de negócios e outras formas de se comunicar, se relacionar e trabalhar.

De acordo com o WEF (World Economic Forum), em 2020 teremos o início da 4ª Revolução Industrial, onde o poder da tecnologia e da conectividade se afirmam ainda mais. Com isso, algumas carreiras promissoras em 2020 se tornam mais presentes no próximo ano e na próxima década. Por outro lado, as profissões já existentes se renovam e exigem cada vez mais do profissional, que precisa estar atento as transformações.

Quer conhecer quais são as carreiras mais promissoras para o ano que vem? Veja abaixo.

Carreiras promissoras em 2020

Com o início de uma nova década, algumas profissões se alinham mais com as tendências do momento e do futuro. Sem dúvida, as profissões que estão mais integradas com a tecnologia, se tornam mais promissoras. No entanto, muitas atividades já conhecidas ganham uma força ainda maior e essas áreas precisam de novos profissionais como meio ambiente e área da saúde, por exemplo.

Para estar atento as novidades do mercado de trabalho para o próximo ano, é fundamental se atualizar. Conheça agora as carreiras promissoras em 2020 e veja se você se identifica com alguma.

• Analista de BI (Business Inteligent): o profissional que atuar com BI será muito requisitado pelas empresas devido a sua capacidade de interpretar dados e entender os comportamentos de consumo. O salário médio de um analista de Business Inteligent é de R$5 mil, mas pode chegar a R$ 15 mil, dependendo da empresa.
  • Gerente de SEO: o ranking das profissões em alta também conta com a carreira de Gerente de SEO (Search Engine Optimization). Esse profissional tem como atividade principal supervisionar as aplicações de SEO, ou seja, otimização de páginas para motores de busca. A procura pelo analista de SEO é grande pelas empresas que desejam melhorar a presença nas buscas orgânicas dos sites de busca e também pelas agências de marketing digital. O salário médio varia de R$4,5 mil a R$ 12 mil.
  • Agroecólogo: o agroecólogo é um profissional que combina conhecimentos de sustentabilidade com agroindústria.Além disso, esse profissional realizará analises e desenvolverá estratégias para o sistema agrícola.
  • Engenheiro ambiental: o engenheiro ambiental estuda como a atividade econômica pode gerar impacto no meio ambiente. Ele pode atuar em projetos de controle de poluição, gestão de saneamento e gerenciamento de problemas ambientais.
  • Supervisor de TI: outra profissão com emprego garantido para os próximos anos é a de supervisor de TI. A carreira envolve o uso da tecnologia para obter resultados nos negócios. A remuneração varia de R$ 9 mil a R$ 11 mil.

Cursos para se destacar na próxima década

Os cursos são fundamentais para se especializar e se manter atualizado no mercado de trabalho. Além disso, por meio dos cursos, é possível ampliar os horizontes, ter novas ideias, insights e fazer networking. Em um mercado cada vez mais competitivo, estudar pode fazer a diferença.

Pensando nisso, separamos alguns cursos que prometem ser tendência no mercado a partir do próximo ano. Confira abaixo quais são, escolha a sua área de atuação e comece já o seu planejamento de estudos.

• Desenvolvedores de softwares: os cursos de tecnologia são portas de entrada para se tornar um profissional desenvolvedor. Os desenvolvedores de softwares são e ainda serão, por muito tempo, profissionais valorizados no mercado, pois fazem parte do grupo que cria os novos sistemas que automatizam processos.
  • Big Data: também na área de tecnologia, os analistas de Big Data são profissionais que analisam todas as informações provenientes de um sistema que circula na internet e que pode influenciar em um negócio ou empresa.
  • Cursos na Área ambiental: o meio ambiente tem sofrido alterações drásticas nos últimos anos, e o conceito de sustentabilidade vem ganhando cada vez mais destaque. Por isso, profissionais capazes de pensar e executar estratégias que visem unir sustentabilidade com obtenção de novos recursos será cada vez mais essencial entre as profissões do futuro.
  • Cursos na Área da saúde: a tecnologia em hospitais também evolui e novos aparelhos surgem para facilitar tratamentos, cirurgias e o dia a dia de profissionais da saúde. Profissionais como engenheiro hospitalar está escalado entre as profissões mais destacadas para os próximos anos.
  • Professores EAD: o aumento dos cursos de ensino a distância demandam mais professores online. Dessa forma, os professores começaram a enxergar o modelo de sala de aula virtual, que possibilita maior alcance de alunos.

Agora você conhece as profissões e os cursos que serão tendência no próximo ano. Já escolheu a sua área de atuação?